Como reconhecer um mentiroso




Uma pessoa que fala mentiras, infelizmente existe em todo lugar: afinal de contas, quem é que nunca mentiu, não é mesmo?

Entretanto, existem pessoas que fazem de sua vida toda uma grande mentira – uma doença conhecida como mitomania – desafiando os mais sérios assuntos possíveis a partir de histórias que podem causar um grande problema para todos.

Nesses casos, é até fácil reconhecer quando o sujeito está contando alguma lorota, e geralmente, depois de um tempo de convivência, passamos a não acreditar em nada do que a pessoa fala (mesmo que seja verdade). Algumas pessoas, porém, são mais espertas na hora de contar uma história que não aconteceu, sendo assim mais difícil detectar a mentirinha.

Visando identificar esse comportamento, retiramos algumas dicas publicadas por Lolly Daskal no Inc, em que são oferecidas algumas formas de identificar um mentiroso. Veja a seguir:

1 – Os mentirosos de plantão procuram evitar olhar nos olhos das pessoas, já que isso pode intimidá-los. Geralmente eles olham para baixo ou para os lados.

Entretanto, alguns mentirosos já sabem da técnica e por isso olham descaradamente nos olhos, a fim de convencer a pessoa de que ela está falando a verdade. Fique atento!

2 – A linguagem corporal dos mentirosos é geralmente oposta do que eles dizem. Por exemplo, ao dizer que irão fazer algo e gesticular um “não” com a cabeça.

3 – Os mentirosos também evitam ficar de frente para a pessoa com quem estão conversando.
Eles geralmente deixam o rosto e o corpo voltados para a direção oposta ou ficam em diagonais, nos cantos, como uma maneira inconsciente de esconderem o que dizem.

4 – As expressões faciais deles são limitadas enquanto contam suas mentiras, diferentes de uma história verídica em que a pessoa vivencia as emoções contidas.

5 – Eles são muito enfáticos em algumas afirmações como, por exemplo, “eu JAMAIS faria isso”, “eu SEMPRE fiz o correto”, etc.

Essa é uma forma comum de convencer o ouvinte.

6 – Para confortar o ouvinte de que a mentira é verdadeira, eles usam frases como “para ser sincero”, “para lhe falar a verdade”, “acredite em mim”, etc.

7 – Quando você faz uma questão que ele não estava esperando é muito provável ele fazer uma longa pausa ou enrolar uma outra história, para ter tempo de pensar em alguma mentira sobre o que você perguntou.

8 – A gagueira ou a troca de palavras, pela incoerência ao se expressar em alguma situação que o mentiroso não esteja esperando, também é um sinal de mentira.

9 – Eles respondem com frases inteiras. Por exemplo, ao invés de falar apenas “sim” ou “não”, eles repetem a frase que você disse – é uma maneira complexa que os mentirosos tem para arquitetarem suas mentiras.


10 – Os mentirosos frequentemente se demonstram incomodados, e adotam vários “tiques nervosos”. Como por exemplo coçar o nariz, a cabeça, etc.

  • Microexpressões relacionadas à mentira:
- Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.

- Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal. Isso deixa a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.

- Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.

- Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.

- Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se e sim continuar com a sua mentira.

- Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz pode coçar.

- Ombro: erguer levemente um dos ombros.

- Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.


Fonte: 

http://delas.ig.com.br/comportamento/transformese-num-detector-de-mentiras/n1597377190784.html

http://m.megacurioso.com.br/comportamento/75488-assim-vai-ficar-facil-aprenda-10-formas-de-reconhecer-um-mentiroso.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Esquemas Desadaptativos?

Os 4 temperamentos da personalidade

7 atitudes de pessoas imaturas no relacionamento