Como lidar com os pensamentos suicidas





Se você tem pensamentos suicidas, você não está sozinho. Muitas pessoas irão ter pensamentos suicidas ao longo das suas vidas. Alguns problemas podem te deixar sem esperança e sobrecarregado. Sentir-se suicida não é sinal de fraqueza e não quer dizer que você é fraco.



“O suicídio não é uma escolha, ele acontece quando a dor é superior aos recursos para lidar com a dor. “

Você não é uma má pessoa, ou louca, ou fraca porque você se sente suicida. Isso não significa que você realmente quer morrer, isso só significa que você tem mais dor do que consegue suportar neste momento.

Você pode pensar que não tem mais opções e que o suicídio é a única forma de parar o sofrimento emocional, mas mesmo que este sofrimento pareça difícil de suportar, com o tempo e ajuda os sentimentos de suicídio irão parar.

Você pode sobreviver aos sentimentos suicidas se você fizer qualquer uma destas duas coisas:

1. Encontrar uma maneira de reduzir a dor, ou
2. Encontrar uma maneira de aumentar os seus recursos de enfrentamento

Como lidar com os pensamentos de suicídio

1) Isto é temporário e irá passar

Você precisa saber que as pessoas passam por isso, até pessoas que se sentem piores do que você agora mesmo. Estatisticamente, há uma grande probabilidade de que irá viver isto e isto passar.

2) Prometa não fazer nada neste momento

Mesmo que estejas com muito sofrimento e com pensamentos 
suicidas, dê a você mesmo alguma distância entre os pensamentos e os atos. Faça uma promessa a você mesmo, por exemplo diga a você mesmo “Eu vou esperar 24 horas antes de eu fazer qualquer coisa drástica. Ou uma semana.

Lembre-se que os sentimentos e as ações são duas coisas completamente diferentes – apenas porque você sente suicida, não significa que você tem que realmente fazer isso neste exato momento.

Você já fez isso, apenas lendo esta página. Você pode fazê-lo por mais 5 minutos, continuando a ler esta página. Continue indo, e perceber que, enquanto você ainda se sente suicida, você não está, neste momento, agindo sobre esse pensamento.

3) Você não vai sentir alivio se estiver morto
Muitas vezes as pessoas se voltam para o suicídio porque essas pessoas estão buscando alívio da dor. Lembre-se que o alívio é um sentimento. E você tem que estar vivo para senti-lo.

Você não vai sentir o alívio da dor que você tão desesperadamente procura, se você estiver morto.

4) Faça o oposto daquilo que está sentindo

Quando você tem pensamentos 
suicidas, pode ajudar fazer o oposto daquilo que sente.

Por exemplo, quando as pessoas se sentem deprimidas normalmente elas querem ficar sozinhas. Fazendo o oposto pode ajudar nos sentimentos da depressão.

5) Há pessoas que podem te ajudar

Algumas pessoas vão reagir mal aos seus sentimentos suicidas, ou porque estão com medo, ou com raiva; e isso pode aumentar a sua dor, em vez de ajudá-lo, apesar das suas intenções, dizendo ou fazendo coisas impensadas. Você tem que entender que essas reações são sobre os medos delas, e não sobre você.

Mas há pessoas lá fora que podem te ajudar neste momento horrível, e não vão te julgar, ou discutir contigo, ou enviar-lhe a um hospital, ou tentar falar com você de quão mal você se sente. Eles simplesmente irão cuidar de você. Encontre um deles. Agora. Use suas 24 horas, ou a sua semana, e diga a alguém o que está acontecendo com você. Não há problema em pedir ajuda.

6) Você tem de continuar a cuidar de você

Sentimentos suicidas são já em si traumáticos. Depois eles desaparecem, mas você precisa cuidar de si mesmo.

A psicoterapia irá ajudá-lo a se recuperar, assim como os vários grupos de apoio disponíveis, tanto na sua comunidade como na Internet. Procure ajuda de um profissional da área de saúde mental.

7) Problema – Resolução

Pense em maneiras que potencialmente podem resolver os teus problemas. Faça uma lista de todos os problemas que você está lidando neste momento. Depois, faça uma lista de todas as soluções que pensa que poderá resolver os teus problemas.

Perguntar a alguém em que confia para te ajudar a fazer isto pode ser útil. Lidando com um ou mais pequenos problemas de cada vez pode te ajudar a por um fim aos pensamentos 
suicidas. Quando você estiver pensando mais claramente, pode enfrentar outros problemas maiores.

8) Siga o seu plano de segurança

Depois de preenchido o plano de segurança, siga-o.


Contatos úteis de apoio

Brasil

CVV – Centro de Valorização da Vida (site)

Ligue: 188

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 4 temperamentos da personalidade

O que são Esquemas Desadaptativos?

Terapia Cognitivo Comportamental: Princípios básicos do tratamento