Resiliência: Como desenvolver
"Nossa maior queda não está em jamais cair, mas em levantar-se a cada queda."
Confúncio
A resiliência nada mais é que a habilidade de superar situações difíceis e evitar se tornar uma vítima da impotência. Ter resiliência pode lhe ajudar a administrar o estresse, diminuir suas probabilidades de depressão e tem provado fazer as pessoas viverem por mais tempo. Você pode sentir que teve tanta má sorte que é impossível sair fortalecido da situação, mas a sua falta de controle termina por aqui. Uma vez que aprender a segurar a vida pelas rédeas e se preparar para o inesperado, você estará no caminho de se tornar uma pessoa com uma maior resiliência – e como resultado viver uma vida mais feliz e repleta de propósitos.
A seguir serão dadas 15 dicas práticas para você desenvolver resiliência. George Barbosa, diretor científico da Sociedade Brasileira de Resiliência (Sobrare), chama atenção para algo importante: “quem for muito sistemático em relação a todas as dicas pode ganhar a fama de chato ou metódico. Portanto, é preciso dosar a maneira com a qual se dedica a cada uma”, aconselha.
Logo, vamos começar a exercitar a superação!
1. Desenvolva uma atitude mais positiva
É claro que não é fácil ter uma atitude positiva quando você quebra o braço em um acidente de carro que não foi culpa sua, ou quando você é rejeitado pelas cinco últimas pessoas que namorou. Não é fácil – mas isso não significa que é impossível. A sua habilidade de ser otimista e ver os contratempos como incidentes isolados ao invés de indicadores do seu futuro sucesso é exatamente o que irá fazê-lo vencer no futuro.
- Passe tempo com pessoas positivas. As atitudes positivas, assim como as negativas, são contagiantes, então passe mais tempo com pessoas que encontram uma oportunidade em qualquer situação ao invés de pessoas choronas e “reclamonas”.
- Pare de transformar tudo em catástrofe. Embora algo realmente péssimo tenha acontecido a você, é provável que não seja o fim do mundo. Os seus problemas são do tamanho que você os deixa.
- Encontre uma maneira de cortar os seus pensamentos negativos pela raiz. Sempre que você perceber que está pensando ou sentindo algo negativo, tente pensar em três coisas positivas para lutar contra as negativas.
2. Aprenda a abraçar a mudança
Encarar as mudanças da vida como desafios ao invés de ameaças, fará você se sentir muito mais capaz de lidar com elas. Aprender a se adaptar a novas situações, é uma habilidade de sobrevivência que irá lhe ajudar a encontrar soluções criativas a novos problemas e a encarar a adversidade com calma e tranquilidade.
- Tente ter uma mente mais aberta. Pare de julgar as pessoas pelas suas aparências, pelo que elas fazem ou pelo que elas acreditam. Isso não irá apenas ajudá-lo a aprender algo novo, como também estar ciente de uma variedade de perspectivas pode lhe fazer ver o mundo de uma nova forma caso surja uma situação pouco familiar.
- Experimente coisas novas, seja fazendo novos amigos, um curso de pintura ou lendo um novo gênero de livros. Estar sempre fazendo coisas novas pode lhe tornar mais resistente a mudanças.
3. Aprimore a maneira como você resolve problema
- Entenda o problema. Talvez você sinta que está infeliz com seu emprego por achar que não está sendo pago o suficiente. Porém, se você olhar lá no fundo, pode acabar descobrindo que é porque não está seguindo a sua paixão; isso apresenta uma nova série de problemas diferentes dos que você achava que estava encarando.
- Encontre mais de uma solução. Se você achar que existe apenas uma solução ao problema – sair do emprego e tentar tocar numa banda em período integral – então você encontrará empecilhos, pois a sua solução pode não ser prática, viável, ou capaz de lhe deixar feliz mais tarde. Faça uma lista de todas as soluções e escolha duas ou três preferidas.
- Coloque o plano em ação. Avalie a sua solução e veja o quanto ela foi capaz de lhe ajudar a vencer. Não tenha medo de receber um pouco de feedback. Se não funcionou, não veja isso como um fracasso, mas como uma experiência de aprendizado.
4. Aprenda com seus erros
Não se sinta abatido após a rejeição ou fracasso – independentemente do quanto doa – e, ao invés disso, pense sobre como isso pode lhe ajudar a se fortalecer.
Embora não possa evitar os seus primeiros erros, você pode ganhar a sabedoria que irá lhe ajudar a não cometê-los novamente no futuro.
- Procure padrões de comportamento. Talvez os seus últimos três relacionamentos não tenham fracassado só por causa da má sorte, mas você falhou em investir neles o tempo necessário, ou porque fica tentando namorar o mesmo tipo de pessoa, que afinal das contas pode não ser sua cara-metade.
5. Encontre propósito na vida
Simplesmente deixar a vida levar você aonde quiser reduz a resiliência e lhe deixa suscetível à manipulação e a péssimas escolhas de vida. Isso reduz o seu senso de controle sobre a vida, o que facilmente leva a depressão e ansiedade.
- Considere seus objetivos, sejam eles pequenos ou grandes. Esses objetivos proporcionam um senso de propósito à vida e lhe mantêm focado.
- Viva sua vida de acordo com seus valores e convicções.
6. Mantenha uma boa rede de amigos
Bons relacionamentos são um pilar para a resiliência e são fonte de apoio quando os tempos ficam difíceis. Mantenha os seus relacionamentos familiares e de amizade e você terá uma rede social instantânea, confiável e dependente junto a si em todos os momentos.
7.Cuide de você mesmo
Arranje um tempo para fazer pausas mentais quando estiver cuidando de você mesmo.
- Sonhe acordado, ouça uma música que adora - isso ajuda a repelir substâncias químicas do estresse e impedir que você se sinta sobrecarregado.
8. Trabalhe em direção dos seus objetivos
Faça um plano para alcançar seus objetivos – seja conseguir um diploma, ficar mais em forma ou superar o término de um relacionamento – irá lhe ajudar a se sentir mais direcionado, focado e inspirado.
- Faça um plano semanal ou mensal para conseguir o que quer. Organizar algum tipo de plano pode ajudar você a se sentir mais no controle da situação, e mais sujeito a vencer.
- Converse com as pessoas sobre os objetivos que você quer alcançar. Só de falar sobre seus objetivos e discutir o que você irá fazer, você se sentirá mais obrigado a realizá-los.
9. Seja uma pessoa que age
Não seja aquela pessoa que fica sentada reclamando sobre como a vida é injusta e desejando que as coisas acontecessem de outro modo. É claro que é péssimo que você tenha trabalhado 10 anos num livro e ninguém quer publicá-lo. Mas isso quer dizer que você vai ficar sentado se lamentando e desejando que as coisas tivessem acontecido de outro jeito? É claro que não – você vai fazer algo em relação a isso.
Se ninguém quiser publicar o seu livro, isso não significa que você deva deixar o seu valor nas mãos do que as outras pessoas pensam sobre o seu trabalho. Fique orgulhoso pelo trabalho bem feito e vá escrever outro.
10. Faça exercícios físicos
Estar fisicamente em forma irá aprimorar a sua autoestima, você pensará de forma mais positiva, e terá mais habilidade para se sentir capaz, o que lhe ajudará a ter resiliência. Até mesmo algo simples como caminhar no sol por vinte minutos ao dia provou ter ajudado as pessoas a serem mais mente-aberta e capazes de encarar desafios.
11. Aceite as coisas que acontecerem com você
Não é possível prever as coisas que a vida tem reservado para nós. Esperar que a vida seja sempre maravilhosa ou desagradável é uma maneira de ser extremista e irá fazer com que você tenha expectativas irrealistas.
12. Preserve sua autoestima
Ao adquirir competências e responsabilidades, você nutre sua autoestima, então é importante se envolver com a vida e não se esconder e se sentir ameaçado.
Se você achar que não tem valor, então você se sentirá incapaz de enfrentar desafios.
- Procure valor ao usar seus talentos e habilidades ao máximo, seja como um profissional, como um voluntário, ou outra capacidade.
- Aprenda novas habilidades. Isso irá fortalecer a sua autoestima e também pode repelir os medos.
- Oficinas, seminários, cursos etc. são ótimas maneiras de aprimorar o seu conhecimento e expandir a sua rede de contatos dos quais você pode conseguir apoio se necessário.
13. Cultive seu senso de humor
O humor lhe ajuda a ganhar perspectiva durante os tempos difíceis, e também aprimora o seu senso de bem-estar através de um aumento nos níveis de dopamina.
- Assista a uma comédia, leia um livro engraçado e passe o tempo com pessoas que são realmente divertidas.
- Aprenda a rir de você mesmo. A habilidade de não se levar tão a sério fará com que seja muito mais fácil encarar desafios com um sorriso no rosto.
14. Mantenha seu estresse sob controle
Faça da administração do estresse uma prioridade, independentemente do quão ocupado você estiver.
- Se você estiver ocupado demais e sem dormir, veja se existem quaisquer comprometimentos que você possa cortar da lista.
- Envolva-se com atividades que deixem você relaxar.
15. Procure um psicólogo se você se sentir incapaz de lidar com os problemas
É importante conversar sobre os problemas que está enfrentando com alguém que esteja em uma posição feita para lhe ajudar a tomar decisões sadias.
Embora você possa encarar as dificuldades sozinho, caso se perceba incapaz de lidar com elas, é importante conversar com um psicólogo para ajudá-lo.
Procurar psicoterapia não é um sinal de fraqueza; na verdade, admitir que precisa de ajuda requere bastante força.
Fonte:
http://pt.wikihow.com/Desenvolver-Sua-Resili%C3%AAncia (adaptado)
http://saude.ig.com.br/bemestar/saudealternativa/resiliencia+aprenda+a+dar+a+volta+por+cima/n1237980804847.html (adaptado)
Comentários
Postar um comentário