Ajuda para Fobia Social
Mudanças de estilo de vida para o transtorno de ansiedade social (fobia social)
Ainda que as mudanças de estilo de vida por si só não serem suficientes para superar o transtorno de ansiedade social, elas podem apoiar o seu progresso global de tratamento. As dicas de estilos de vida que se seguem, ajudam a reduzir os seus níveis de ansiedade geral e preparam o terreno para o sucesso do tratamento:
- Evite ou reduza a cafeína. Café, chá, refrigerantes com cafeína, bebidas energéticas, chocolate, atuam como estimulantes aumentando os sintomas ansiosos.
- Beba com moderação. Você talvez se sinta tentado a beber antes de uma acontecimento social com o objetivo de acalmar os seus nervos, mas o álcool aumenta os riscos de ter um ataque de ansiedade.
- Deixe de fumar. A nicotina é um estimulante poderoso. Fumar conduz a um aumento dos níveis de ansiedade.
- Tenha um sono adequado. Quando você fica privado de sono, fica mais vulnerável à ansiedade. Estar bem recuperado, irá permitir estar mais calmo nas situações sociais.
Terapia para o transtorno de ansiedade social (fobia social)
De todos os tratamentos disponíveis, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem-se mostrado como a mais adequada. A terapia cognitivo-comportamental é baseada na premissa de que aquilo que você pensa afeta a forma como se sente, e os seus sentimentos afetam os seus comportamentos. Desta forma se você mudar a forma como pensa acerca das situações sociais que lhe causam ansiedade, você irá se sentir melhor e ser mais funcional no seu dia-a-dia. O que ocorre é que muitas pessoas não sabem disso e imaginam-se reféns de um inimigo que pode ser superado.
A terapia cognitivo-comportamental para a fobia social envolve:
Aprender como controlar os sintomas físicos da ansiedade através de técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios
Desafiar os pensamentos negativos e prejudiciais que acionam e alimentam a ansiedade social, substituindo-os por pensamentos capacitadores e adequados.
Enfrentar as situações sociais temidas de forma gradual e sistemática, ao invés de as evitar.
Outras técnicas cognitivo-comportamentais incluem role-playing e treino em habilidades sociais, as vezes em forma de terapia de grupo.
Comentários
Postar um comentário