As 2 principais razões pelas quais as pessoas se afastam do amor



“Sinto muito, eu amo você, mas tenho que deixar você. Você foi a escolha certa, mas não a minha escolha 'feliz'.” - Hallie Mantegna

O que?! Eu ouvi você corretamente? Se você me ama, por que você está me deixando? Eu definitivamente sinto falta de um pedaço desse quebra-cabeça.

Mas, como se vê, você pode não estar perdendo nada. Às vezes, o amor e a vida se chocam. Geralmente, este conflito pode ser atribuído a uma das duas questões: (1) razões românticas que têm a ver com a natureza do amor de alguém, e (2) razões relacionadas à vida florescente dos parceiros.

1. "Eu te amo, mas não com força suficiente".

“Há uma diferença entre alguém que quer você e alguém que faria qualquer coisa para mantê-lo. Ações falam mais alto que desejos.” —Desconhecido

O amor romântico não é uma atitude de tudo ou nada - vem em diferentes graus. Alguns graus são bons o suficiente para ter um caso por algumas semanas ou meses, mas não são suficientes para sustentar o amor a longo prazo. (Ben-Ze'ev e Krebs, 2018).

Exemplos de motivos comuns neste grupo são:


  • "Eu encontrei um novo amante."
  • “No passado, eu amava alguém mais fortemente do que amo você”.
  • "Estou feliz com você no curto prazo (grande intensidade romântica), mas não vejo perspectivas para o longo prazo (não muita profundidade romântica)."
  • "Somos grandes parceiros sexuais, mas não bons amigos".
  • "Somos amigos profundos, mas não ótimos parceiros sexuais".
  • "Há grandes falhas em seu comportamento, impedindo-me de confiar em você e de me sentir calma com você."
  • "Eu não posso te dar o amor que você merece", ou mais diretamente: "Meus sentimentos em relação a você não são fortes o suficiente".
As razões neste grupo são principalmente comparativas - indicando um nível mais baixo de amor ou adequação romântica. As diferenças acima são freqüentemente associadas à declaração (ambígua): "Eu amo você, mas não estou apaixonada por você", o que é outra afirmação que acabou com muitos casamentos e outros relacionamentos comprometidos. Aqui, há algum grau de amor, mas esse grau não é suficiente - pelo menos não quando comparado a outras opções disponíveis.


2. "Eu te amo, mas não posso viver com você."

“Olha, eu odeio adeus também. Mas, às vezes, precisamos deles apenas para sobreviver.”- Rachel Caine, Fall of Night

“Se eu deveria ficar, eu estaria apenas no seu caminho, então eu vou, mas sempre amarei você.” - Dolly Parton (e mais tarde, Whitney Houston e outros)

Relacionamentos românticos a longo prazo devem levar em conta fatores não-românticos relacionados à convivência entre os dois parceiros. Amar alguém nem sempre é suficiente para decidir viver com alguém. Viver juntos e estabelecer uma família juntos certamente requer amor - mas muito mais do que isso, eles exigem a habilidade de ajudar um ao outro a florescer.

Exemplos de motivos comuns neste grupo são:


  • "Você não pode me ajudar a florescer, pois você não revela o melhor de mim."
  • "Eu não posso ajudá-lo a florescer - pelo contrário, estar comigo bloqueia o seu florescimento."
  • “Não somos adequados para construir uma vida de longo prazo e prosperar juntos.”
  • “Você não é um bom pai, marido ou provedor (embora você possa ser um grande amante)”.
Nesse grupo de razões, o grau de amor é suficiente para apoiar o amor duradouro, mas não para viver juntos. As pessoas às vezes preferem prosperar na vida acima do amor - isso pode se resumir ao seu próprio bem-estar ou ao de seu parceiro.

Uma ilustração do primeiro tipo é o caso de uma mulher casada que disse que amava muito seu primeiro marido, mas faltava algo em seu relacionamento que a fez decidir divorciar-se dele. "Não havia nada de errado com ele", disse ela, "mas mesmo assim senti que a realização pessoal não faria parte da minha vida. Ele não a bloquearia, mas não traria o melhor de mim. Com meu segundo marido Eu tenho muitas lutas, mas sinto sua profunda paixão e capacidade de trazer o melhor de mim ". Esta mulher escolheu perder seu primeiro marido por se perder.

Um exemplo de preferência pelo bem-sucedido amor do parceiro é o caso de um parceiro que, por profundo amor, termina um relacionamento, dizendo que permanecer junto tornaria sua amada miserável a longo prazo. Este é o tema da canção popular "Eu sempre amarei você", que muitos consideram a maior canção de amor de todos os tempos. Ao levar em conta essa realidade, às vezes ouvimos falar de um parceiro, por amor profundo, encerrando um relacionamento por preocupação de que permanecer juntos tornaria sua amada miserável a longo prazo. Nesse caso, o término do relacionamento expressa um interesse genuíno pelo bem-estar profundo do outro.

O amor é tudo que precisamos?

"Tudo que você precisa é amor." - The Beatles

"Tudo o que você precisa é amor. Mas um pouco de chocolate de vez em quando não faz mal.”- Charles Schulz

O amor romântico tem um impacto muito positivo na vida de alguém. Isso é expresso de muitas maneiras, como felicidade, prosperidade e saúde. Para algumas pessoas, é o motor que impulsiona suas vidas para a frente. No entanto, as pessoas precisam mais do que amor para florescer. Para o amor prosperar e durar, precisamos de uma estrutura de vida suficientemente boa. Quando o amor romântico prospera, pode contribuir para um sentimento mais geral de prosperidade. Às vezes, porém, amor e vida conflitam.

E assim podemos nos encontrar perguntando: O que tem precedência, amor ou vida? Isso pode ser uma tarefa difícil. Em um extremo, alguém pode sacrificar a vida por amor (vamos lembrar Romeu e Julieta). No outro, pode-se sacrificar o amor pela vida (restante em um sem amor, mas de outra forma confortável, o casamento , por exemplo). Naturalmente, a maioria de nós toma decisões românticas que caem em algum lugar entre esses pólos angustiantes. É a força do amor, a natureza das demandas da vida e o grau de conflito entre elas, que ditam exatamente onde vamos parar naquele continuum.

Quando o desejo intenso é percebido como o núcleo do amor romântico, o conflito entre o amor romântico e a vida aumenta em volume (Ben-Ze'ev & Goussinsky, 2008). Esse desejo geralmente é breve e diminui com o tempo. A vida, pelo contrário, tende a durar. Um amante não pode ser cego para a vida, e o amor nem sempre ganha. Em qualquer caso, o amor não pode substituir a vida. Quando o amor e a vida vão frente a frente, o amor quase sempre perde, especialmente quando se baseia no desejo intenso. A longo prazo, é quando os amantes nutrem a conexão entre si e fazem coisas que permitem um ao outro florescer, que o amor é mantido e aprimorado. É assim que os laços com a estrutura viva são reforçados.

Observações Finais
“Adeus me ensinou que as pessoas nem sempre ficam e as coisas que pertenciam a você hoje podem pertencer a outra pessoa amanhã.” - Rania Naim, “Adeus não me assusta mais”


A alegação de que “tudo que você precisa é amor” indica, como disse Brian Epstein, gerente dos Beatles: “uma mensagem clara dizendo que o amor é tudo”. Embora o amor romântico seja extremamente importante para nossa felicidade e prosperidade, o amor não é uma condição necessária, nem suficiente, para uma vida feliz e próspera. Acontece que o amor não é tudo na vida, embora muitas vezes seja uma parte central dele ( Ben-Ze'ev, 2019).

Se, de fato, o amor não é tudo que precisamos, então é certamente razoável que algumas pessoas deixem o que amam.



Referências

Ben-Ze'ev, A. (2019). O arco do amor: como nossas vidas românticas mudam com o tempo . Imprensa da Universidade de Chicago.

Ben-Ze'ev, A., & Goussinsky, R. (2008). Em nome do amor: ideologia romântica e suas vítimas . Imprensa da Universidade de Oxford.

Ben-Ze'ev, A. & Krebs, A. (2018). Amor e tempo. Em C. Grau & A. Smuts (eds.), O manual Oxford de filosofia do amor . Imprensa da Universidade de Oxford.




Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-the-name-love/201807/the-2-main-reasons-why-people-walk-away-love (Traduzido)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Esquemas Desadaptativos?

A técnica do 10-10-10 para tomar decisões