Comentários que prejudicam quem tem Depressão


Nem todas as pessoas entendem a depressão. E justamente neste momento, que não é uma situação cômoda para ninguém, podem começar a aparecer críticas que passam a nos invadir com comentários e atitudes repletas de incompreensão.


O que NÃO dizer a quem tem depressão:

  • “Está assim porque quer”
  • “Anda, levanta e faz algo de útil da sua vida”
  • “Você é um frouxo ou uma frouxa”
  • “Você já tem idade para superar essas coisas infantis"
  • “Não chore, não é pra tanto”
  • “É muita covardia”
  • “Enfrente a vida de uma vez e deixe de besteira"
  • "Deixa de ser preguiçoso ou preguiçosa"

E qualquer coisa mais parecida.


Por que não dizer essas coisas



Porque esses tipos de frases alimentam ainda mais a tristeza, a apatia e a ansiedade no dia a dia. Digamos que esses comentários e atitudes se somam aos pensamentos negativos que contaminam nossa mente e, como consequência, a mente e o mundo da pessoa se tornam ainda mais negros.

Evidentemente, isso nos leva de maneira indireta a continuar na inércia e a nos isolar ainda mais em nossa vida, assim como fortalece o círculo vicioso que nos empurra sempre para a armadilha do negativismo. Ao contrário de trazer clareza ao nosso estado e dar informações precisas sobre o que está se passando, nossa atmosfera se torna cada vez mais rarefeita e cada vez mais negativa.

Em nossa sociedade há uma grande crueldade em torno das dores psicológicas e emocionais; estas são consideradas de segunda, terceira ou inclusive quarta posição numa ordem de importância. Na verdade, é muito aterrador o baixo valor que se dá a nossa saúde psicológica.

Do mesmo modo que não nos ocorreria ignorar uma ferida que está inflamada ou que não para de sangrar, uma dor de estômago contínua e aguda, ou uma forte dor de cabeça, não podemos nunca ignorar as dores psicológicas.


Devemos dar a importância merecida a nossas feridas emocionais, porque o mal estar psicológico requer um tratamento para uma cura, um trabalho e um apoio que são imprescindíveis para que passe.


Dito de outra maneira, não podemos deixar que o tempo cure porque corremos o risco de que isso não aconteça e de que, pelo contrário, nossas feridas se abram e se inflamem ainda mais, que a infecção se prolifere e aprofunde o nosso problema.

Quem dera pudéssemos escolher não ter problemas, desfrutar de cada momento e sempre estar bem. Não podemos, no entanto, evitar e, claro, ninguém está livre do perigo.

O quanto antes compreendermos isso, antes aprenderemos a nos cuidar como merecemos e a não colocar mais lenha na fogueira dos problemas, a não incendiar nossa mente com um diálogo interno proveniente das opiniões sociais que desmerecem e menosprezam nossas emoções e os problemas com os quais nos encontramos, quando nos damos conta de que o mundo, na realidade, não é da cor preferida de todo mundo.




Fonte: amenteemaravilhosa.com.br/depressao-ansiedade-nao-sao-sinais-fraqueza/ (Adaptado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Esquemas Desadaptativos?

Os 4 temperamentos da personalidade

Pare de se maltratar: o dano da autopunição