Como ser mais esperançoso



8 palestrantes do TED mostram como empurrar sua mente para o lado ensolarado


Todos nós passamos por momentos em que vemos o mundo através de óculos escuros. Tempos em que é tentador simplesmente deitar na cama e se esconder, talvez por até um mês. Felizmente para seus entes queridos, seu sustento e sua vida, reunimos oito táticas dos palestrantes do TED para atravessar o nevoeiro.

1. Mude suas expectativas
Às vezes, parece impossível permanecer otimista diante dos noticiários do dia. No entanto, você pode gradualmente começar a mudar seu cérebro, inclinando-se para o que a neurocientista cognitivo Tali Sharot chama de "viés otimista".

Quando você acorda e pensa que vai ser um dia triste, você está ajudando a se preparar para ter apenas um dia desses. Então, da próxima vez que você se pegar fazendo uma previsão sombria, primeiro parabenize-se por perceber. Então, pense em algumas coisas que você pode esperar ao longo do dia - elas não precisam ser grandes: o prazer simples e sublime de um chuveiro quente, aquele primeiro gole de café, ou as primeiras notas da sua música favorita - e você vai começar a treinar o seu cérebro para fazer zoom em eventos positivos.

2. Reconheça que você pode mudar sua vida a qualquer momento
Você sente que é difícil estar ansioso pelo futuro porque parece muito previsível? 

Escolha # 1: resignar-se ao inevitável (e enquanto você está nisso, porque não escolher a inscrição para a sua lápide?). 
Escolha # 2: abra-se para as possibilidades que existem para todos, em todas as idades.

Considere Paul Tasner. Ele foi sacudido de sua rotina diária quando foi demitido, aos 64 anos. Toda a sua vida adulta, ele trabalhou para os outros, mas aos 66 anos, ele decidiu se tornar um empreendedor pela primeira vez.

O californiano agora fabrica embalagens biodegradáveis ​​que ajudam a combater a crise da poluição plástica - e diz: "Estou fazendo o trabalho mais gratificante e significativo da minha vida agora". Ao contrário do que a maioria de nós pensa, começar um negócio não é algo que é melhor fazer quando você é jovem. Os empreendedores mais antigos nos EUA têm uma taxa de sucesso de 70% quando lançam novos empreendimentos, observa Tasner, em comparação com 28% para os empreendedores mais jovens.

3. Procure por significado nos momentos mais desafiadores
Para alguns, o pessimismo não é uma inclinação passageira, mas uma perspectiva quase constante moldada por momentos difíceis, talvez brutais. Mesmo eventos negativos podem acabar tendo efeitos positivos, segundo o escritor Andrew Solomon.

"Evitação e resistência pode ser a porta de entrada para forjar significado", diz ele. 
Solomon transformou uma infância marcada pelo assédio moral e emocional em uma vida para ajudar os outros a comunicar suas próprias histórias de crescimento.

Seu conselho: “Você precisa pegar os traumas e torná-los parte de quem você veio a ser, e você precisa tornar os piores acontecimentos de sua vida em uma narrativa de triunfo, evidenciando um eu melhor em resposta às coisas que machucam."

4. Ouça a história de outra pessoa
Quando você está se sentindo pra baixo, isso pode ajudar a sair da sua cabeça.

Em 2003, Dave Isay fundou a StoryCorps, uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova York, para forjar conexões e honrar histórias de pessoas reais. Hoje, mais de 100.000 pessoas gravaram conversas com seus entes queridos.

Nesta semana, faça questão de perguntar a alguém - um membro da família, amigo ou até mesmo um estranho - para contar uma história sobre um momento significativo em sua vida. Ouça profundamente e intencionalmente.

Quando você ouve uma história sobre o amor, a sabedoria e a coragem que preenchem nossos momentos mais importantes, diz Isay, “às vezes pode parecer que você está andando em solo sagrado”.

5. Volte para sua base
Seu desânimo vem de ser derrubado muitas vezes? A escritora Elizabeth Gilbertsabe sabe como é. Depois do sucesso de seu livro de memórias Comer, Rezar e Amar, ela lançou outro livro - e "bombou", diz ela.

"Eu estava bem", acrescenta ela. Hã? "Eu sempre estarei a salvo dos furacões aleatórios de resultados, desde que eu nunca esqueça onde eu legalmente vivo", diz Gilbert. Isso porque sua base é o ato de escrever em si - não receber boas críticas, ver seus livros se tornarem best-sellers ou vender direitos de filmes.

Como você pode encontrar o seu próprio centro em meio à tempestade da vida ? 

Identifique as coisas ou coisas neste mundo que você ama mais do que ama a si mesmo, diz Gilbert. "Isso pode ser a criatividade, pode ser a família, aventura, fé, serviço, pode ser criar cachorros."

6. Adicione um pouco de "uau" ao seu mundo
Pode parecer errado permanecermos alegres diante dos muitos grandes problemas que enfrentamos, como guerras e conflitos armados, mudanças climáticas e a incidência contínua de doenças graves, para citar apenas algumas.

Mas ao invés de ser arrastado para baixo, você pode querer olhar para cima - como o céu. É onde os drones estão zumbindo sobre a África e distribuindo sangue e plasma para populações rurais difíceis de alcançar.

O empreendedor em robótica Keller Rinaudo criou a Zipline, um sistema com dispositivos operados por bateria que fornecem suprimentos de emergência para hospitais em Ruanda.

Pense por um momento sobre o know-how prático, a criatividade, o trabalho em equipe e simplesmente o bom senso que tornou a ideia uma realidade - e saiba que as ideias que mudam o mundo estão surgindo ao nosso redor. "A inovação leva a mais inovação que leva a mais inovação", diz Rinaudo.

Troque parte do tempo que você gasta lendo ou ouvindo as notícias; em vez disso, faça uma busca por notícias com a palavra-chave “inovação”.

7. Lembre-se da bondade essencial da humanidade
No dia do tiroteio na escola em Sandy Hook, Connecticut, Mary Latham não conseguia tirar os olhos da notícia. Então, um colega de trabalho veio até sua mesa e contou-lhe o que acabara de experimentar no Starbucks. Um amável estranho havia comprado um vale-presente de US$ 100 e, para despertar o ânimo das pessoas, ele pedia ao barista que pagasse pelos clientes on-line.

Ela contou a história para sua mãe, que estava lutando contra uma segunda rodada de câncer. Sua mãe disse: "Sempre haverá essas horríveis tragédias que acontecem em nossas vidas e essas coisas terríveis, mas sempre haverá algo bom lá fora, e você só precisa procurar por isso".

Depois que sua mãe morreu, Latham começou a coletar histórias de bondade humana de todos os 50 estados, ficando com estranhos ao longo do caminho. Ela está compilando um livro que ela espera colocar nas salas de espera dos hospitais. “Há uma quantidade incomensurável de bondade que tenho visto”, diz ela, “e quando colocamos nossos medos de lado, quando nos conectamos com estranhos, quando sorrimos para as pessoas próximas a nós ou deixamos de lado nossos julgamentos, isso se abre. uma porta para um modo de vida totalmente diferente ”.

8. Pense na sua morte (sim, isso mesmo)
Isso não precisa ser uma atividade mórbida; a artista Candy Chang descobriu que pode ser iluminador e centralizador. Depois que alguém próximo a ela faleceu, Chang se inspirou para transformar uma casa abandonada em sua cidade de Nova Orleans em uma lousa gigante com uma única frase vazia: “Antes de morrer, eu quero ___”.

Quando as pessoas completavam a frase com respostas como “cantar para milhões de pessoas” ou “plantar uma árvore”, a parede mudou de um espaço negligenciado para outro que conectou vizinhos e destacou suas esperanças e sonhos. 

Como Chang diz: “Em nossa era de distrações crescentes, é mais importante do que nunca encontrar maneiras de manter a perspectiva, e lembrar que a vida é breve e terna.” Desta forma, preparando-se para a morte - e pensando em todas as coisas que você pode alcançar agora - pode ser uma das coisas mais edificantes que você pode fazer.


Fonte: https://ideas.ted.com/how-to-be-more-hopeful/ (Traduzido e adaptado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Esquemas Desadaptativos?

Os 4 temperamentos da personalidade

Transtorno Bipolar ou Psicose Maníaco Depressiva