Desenvolva a sua Inteligência Emocional


O que é inteligência emocional? 

Capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas (empatia), construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes. 

A inteligência emocional pode ser dividida em quatro habilidades principais:

1. Autoconsciência: estar ciente das suas próprias emoções, momento a momento e entender como as suas emoções influenciam os seus pensamentos e escolhas comportamentais.

2. Autogestão: ser capaz de mudar, gerenciar e conscientemente regular as suas emoções quando necessário.

3. Consciência social: estar ciente das realidades emocionais dos outros.

4. Gerenciamento de relacionamentos: saber como desenvolver e manter relações pessoais saudáveis ​​com outras pessoas.

Benefícios da Inteligência Emocional

Racionalmente, ninguém escolheria ser ansioso, depressivo, explosivo ou machucar alguém que ama — mas a maioria das pessoas faz isso constantemente. E, se essas reações não são escolhidas, por que as pessoas não têm controle sobre elas?

De modo geral, isso acontece porque o cérebro emocional é muito mais rápido que o cérebro racional. Enquanto as emoções levam o ser humano à ação, sua razão continua pensando e analisando. Nesse sentido, entender que somos movidos principalmente pela emoção é o primeiro passo para começar a desenvolver a Inteligência Emocional.

Principais benefícios:
  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
  • Direcionamento competente das emoções;
  • Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;
  • Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas;
  • Enriquecimento dos relacionamentos interpessoais;
  • Equilíbrio Emocional;
  • Desenvolvimento da comunicação e poder de influência;
  • Clareza nos objetivos e ações;
  • Melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • Diminuição dos níveis de estresse;
  • Maior realização pessoal, familiar e profissional;
  • Aumento da qualidade de vida, mais disposição, vitalidade e bem-estar.
Independentemente de você ter nascido com uma menor propensão para a inteligência emocional (pode não ser o seu caso), ou você tenha passado por experiências que o condicionaram emocionalmente, impedindo um bom desenvolvimento emocional, todos podemos melhorar a nossa inteligência emocional se estivermos dispostos a trabalhá-la.


5 maneiras práticas de desenvolver inteligência emocional: 


1. Desacelere e sinta os seus sentimentos
Quando as emoções desafiadoras, difíceis ou esmagadoras surgem, usualmente as respostas padrão podem ser opostas, ficar ocupado nos pensamentos que ampliam essas emoções, ou ao invés, amortizar temporariamente as emoções usando algum comportamento de entorpecimento inadequado. Em vez de se distrair ou ficar angustiado por essas emoções, faça uma pausa e sinta completamente os seus sentimentos. Se começar a sentir-se ansioso, aceite que se sente ansioso. Se você sentir o peso do sofrimento no seu peito, permita que ele esteja lá.


Emoções dolorosas não são doença, e quando elas se manifestam não tem necessariamente de estar algo de errado com você.

Se precisa chorar, então chore. Pergunte a si mesmo: “O que está acontecendo comigo agora?” Sente-se pacientemente e permita que a emoção se expresse em você. Não faça nada. Não julgue, racionalize ou ignore suas emoções, permita simplesmente que elas apareçam como uma experiência no seu corpo. Lembre-se, você está trabalhando para não se deixar levar numa interpretação dramática na sua cabeça. Leve o seu tempo para ficar com as suas emoções, sentindo-as. Desacelere e simplesmente e permita que os seus sentimentos sejam a primeira e mais efetiva ferramenta para ganhar autoconsciência emocional.


2. Aprenda a reduzir as emoções negativas acumuladas
Você já se sentiu angustiado ao ponto de explodir? Certamente que sim. Mas o que será que nos faz chegar a esses estados? Por mais que os estados avassaladores por vezes façam parte da nossa vida, continuamos a entender muito pouco como lidar eficazmente com isso. Na maioria das vezes o sofrimento emocional é a acumulação de sentimentos não sentidos.

Você foge da sua tristeza, abatimento ou decepção? Muita raiva, frustração ou ressentimento que você não soube lidar? À medida que se acumula no seu corpo, você começa a sentir os efeitos cumulativos das emoções incômodas e angustiantes. É mais difícil diferenciar o que você está sentindo se houver muitos estímulos internos que o inundem. Torna-se imperativo que você aprenda a reduzir as emoções negativas através do processamento de cura emocional.

3. Comunique as suas emoções desafiadoras a pessoas confiáveis
Haverá momentos em que você está tão inundado pelos seus sentimentos negativos que será quase impossível entender o que está acontecendo dentro de você. Ou pode haver momentos em que, quando está cultivando uma nova consciência emocional, surge um sentimento aparentemente “novo” que você não compreende na totalidade. 
Nestes momentos, é perfeitamente aceitável confiar em uma pessoa do seu circulo pessoal, com a qual você pode conversar sobre os seus sentimentos. Explique-lhe o máximo que puder e peça-lhe que reflita de volta o que está vendo e ouvindo sobre a sua experiência emocional.


4. Observe as suas reações internas e externas na relação com os outros
Uma maneira rápida de aumentar a sua inteligência emocional é começar a tomar consciência das reações que você tem para os outros. Então, permita que essas reações o informem de seus próprios padrões de comportamento emocional. 
Por exemplo, se você fica chateado ou frustrado devido ao comportamento de outras pessoas, (por exemplo, que chegam sempre atrasadas, são rudes, cortaram você no trânsito, etc.), permita-se testemunhar essas emoções à medida que elas se fazem sentir no seu corpo.

Observe qual é o seu estado emocional padrão quando se trata de reagir aos comportamentos incômodos dos outros. Depois de perceber o tipo de respostas emocionais mais frequentemente utilizadas, será muito mais fácil identificar e gerenciar essas mesmas emoções mais tarde.


5. Aprenda a confiar em si mesmo ao longo do tempo
Melhorar a sua inteligência emocional levará tempo. Você está aprendendo a confiar em si mesmo e nas suas avaliações sobre a sua realidade emocional e das realidades das outras pessoas. E enquanto é absolutamente benéfico estar aberto aos comentários das outras pessoas da sua confiança sobre você, não tome as palavras deles mais verdadeiras do que a sua percepção interna de si mesmo.

Em última análise, você está aprendendo a confiar mais em você mesmo e a lidar com as suas emoções, sem necessariamente fazer disso um drama. Não faça dos seus sentimentos incômodos seus inimigos. Basta aceitá-los como eles se expressam em você, mesmo que não tenham sentido, ou que sejam incômodos ou inconvenientes.

Você não é os seus sentimentos incômodos, eles apenas se expressam em você. Sinta-os, perceba-os, enquadre-os na sua experiência, e depois regule-os a seu favor.


Em essência, tudo isso se resume à atenção plena (mindfulness). Aumentar a sua inteligência emocional baseia-se em você não reagir automaticamente às emoções desagradáveis e gradualmente tornar-se mais consciente de si mesmo e dos outros.


Tenha paciência consigo mesmo. Nunca nos ensinam isso na escola, e cultivar uma maior inteligência emocional é um processo adquirido ao longo da vida.



Fonte:
https://www.miguellucas.com.br/5-maneiras-praticas-de-desenvolver-inteligencia-emocional/
http://www.sbie.com.br/blog/afinal-o-que-e-inteligencia-emocional/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Esquemas Desadaptativos?

Os 4 temperamentos da personalidade

Transtorno Bipolar ou Psicose Maníaco Depressiva